Noite da Pizza – Massa para pizza fina e crocante.

O frio já deu as caras aqui em Curitiba! Chegou a fazer quatro graus durante a noite. Esta noite foi a primeira “Noite da Pizza” do ano. Eu fiquei encarregado de preparar a massa, o molho natural de tomate (vai ser o próximo post do blog) e preparar os recheios. Minha noiva ficou encarregada de ajudar a rechear as pizzas. Meu sogro, encarregado de assar e escolher os vinhos. O tal do vinho “Pulenta” safra 2009 é bom mesmo… Nossos convidados somente no dever de sentir o calor do forno a lenha, degustar os vinhos e babar nas pizzas maravilhosas que saíram. O aroma toma conta da casa… Não vou falar de recheio neste post, somente do preparo da massa. Outra coisa que lembrei, com esta massa você pode preparar crostini, uma boa entrada. Lá embaixo tem uma foto com os crostinis que preparei com alho e óleo de oliva. Vale a pena preparar esta massa!  Caso tenham dúvidas meu e-mail esta a disposição. Bom apetite.

E segue o baile…

width</span>=”560″ height=”115″ src=”http://www.youtube.com/embed/4AHw3kE2BDg&#8221; frameborder=”0″ allowfullscreen>

Massa para pizza.
Rendimento: 10 pizzas

Ingredientes:
02 kg de farinha de trigo.
40 ml de azeite.
40 g de sal.
40 g de açúcar.
20 g de fermento para pizza.
80 ml de conhaque.
Água até dar o ponto da massa.

Modo de preparo:
Em um recipiente grande adicione a farinha, o fermento e misture. Adicione na sequência o azeite, o açúcar, o conhaque e o sal e um pouco de água. Vá misturando e adicionado água até a massa soltar das mãos. Sove bem a massa (um dos segredos de uma boa massa). Divida a massa em bolas do tamanho de uma laranja e coloque sobre uma superfície plana untada com farinha e deixe crescer por duas horas. Cubra as bolas de massa com um pano úmido para que na massa não forme uma crosta seca.

O diferencial desta massa é que ela fica fina e crocante. O segredo esta no conhaque. Caso não tenha o conhaque substitua por vodca ou uísque. Lembro que esta massa é para forno a lenha. Para você assar esta massa no forno a gás, será necessário um disco de pedra para pizza. Você encontra essa pedra em lojas de utensílios domesticos. A utilização da pedra faz com que a massa não fique crua no centro.
Não garanto que a massa fique crocante caso seja assada em forma normal de pizza.

Dicas:

01 - Abra a pizza em uma superfície plana e lisa com um pouco de farinha espalhada na superfície.

02 - Use um rolo de mármore. Facilita a abertura da massa sem sofrimento e a massa fica com uma espessura uniforme. Caso não tenha este rolo… Força!

03 - Não coloque muito molho sobre a massa.

04 - Não adicione muito recheio.

05 - Assim que abrir a massa, utilize algo circular para dar a forma correta da pizza como uma bandeja redonda ou um prato grande… A massa que ficar fora do circulo você pode enrolar e formar uma boa e bonita borda.

Espero que tenham gostado da receita. Neste inverno devo prepara-la umas 10 vezes…

Pizza de tomate seco com rúcula e Korn and bacon.

 

About these ads

2 comentários sobre “Noite da Pizza – Massa para pizza fina e crocante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s